top of page

FUNDAMENTOS DE UMBANDA

  • tendapjalmas
  • 4 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

FUNDAMENTOS DE UMBANDA “Corre gira Pai Ogum, filhos quer se defumar, a umbanda tem fundamentos é preciso preparar”

Quem muito frequenta as giras desde o início, certamente ouve este ponto de defumação. Mas afinal, o que e/ou quais são os fundamentos de umbanda ? Fundamentos de uma religião são a sua base, o alicerce de sua doutrina e ritual. A Umbanda não é decodificada, tendo várias vertentes (pé no chão, Umbanda de Zélio, Omolocô etc). Hoje falaremos dos fundamentos básicos de umbanda. Aqueles que são usados por todas ou quase todas as vertentes.

➡ Defumação: Responsável pela limpeza astral dos ambientes. Cada erva usada na defumação tem sua finalidade. A especificação e o cuidado a que queremos atentar é a Mirra: usada apenas quando morre ou quando nasce alguém. ➡ Pontos Cantados: os pontos cantados auxiliam em todos os demais fundamentos, ajudam na energia a ser dedicada na prática dos mesmos. Auxiliam também na incorporação, podendo ser acompanhados ou não pelo atabaque. ➡Velas: Há muitas explicações para o uso ou não da vela. Há alguns umbandistas que defendem que a luz da vela atrai os espíritos mais necessitados. Ora, toda vela deve ser entregue ao seu dono, fazendo assim o afastamento de quiumbas. Uma vez oferecida, a própria entidade usa da energia lançada pela vela para trocarmos, tanto recebermos como doarmos a energia lançada. O fundamento da vela é bastante extenso, deixaremos para aprofundar nesse assunto mais tarde. ➡ Pontos riscados: Importante portal riscado pelas entidades através da Pemba Sagrada, servindo para vibração, limpeza, descarga, cortes de energia, imantação, consagração e também para evocar forças, poderes e mistérios dos orixás. ➡ Fumo: Há quem diga que é coisa de “espírito atrasado”. Ora, somos matéria e a entidade ainda precisa usá-la para que alguns miasmas sejam desfeitos. Um Guia de umbanda não fuma, ele defuma e não traga a fumaça em respeito ao seu médium. ➡ Bebida: Também como o fumo, confundida com vício da entidade. A mesma serve para deixar o ambiente familiar ao consulente. A bebida também serve para consagração. É o fogo líquido. ➡ Banhos de ervas: Assim como dito no fumo, somos matérias e os banhos podem abrir nossos poros, descarregar e até abrir chacras para boas vibrações. ➡ Oferendas: Nem todas vertentes seguem este fundamento, essa prática milenar. A oferenda basicamente resumida, é o nosso oferecimento de energia à entidade. Cada material, seja a champagne para Iemanjá, por exemplo, faz a natureza absorver aquele material para que seja gerado em energia para o seu pedido, agradecimento ou trabalho.

Falamos dos fundamentos mais usados na umbanda. Vale ressaltar também o que NÃO são fundamentos de UMBANDA  Cobrança por trabalhos ou atendimento espiritual. Ora, Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade. Dê de graça o que de graça recebas. Essas frases resumem bem.  Sacrifício animal: Na umbanda usamos o “sangue das ervas” como alguns autores dizem, que seriam o sumo, além de algumas vertentes serem seguidoras do Evangelho de Cristo que se sacrificou por nós para por fim na prática tão comum naqueles tempos.  Amarrações, maldades ou coisas do gênero: A Umbanda é uma religião do bem, para o Bem!

Além destes 3 tópicos não há verdades inquestionáveis na umbanda. É necessário entender que nos fundamentos de umbanda não há uma verdade única, como dito no início.

 
 
 

コメント


©2018 BY TENDA PAI JOAQUIM DAS ALMAS AMOR E CARIDADE. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

bottom of page